No dia 7 de dezembro de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma Nota Técnica de Alerta de Risco.

O órgão havia sido notificado de possível primeiro caso positivo de Candida auris (C. auris) no Brasil. O fungo foi identificado em amostra em ponta de cateter de um paciente internado na UTI de hospital localizado no estado da Bahia. A amostra foi confirmada como Candida auris pelo Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz – LACEN/BA.

Candida auris ou C.auris é um ‘superfungo’, multirresistente, com proliferação principalmente em ambientes hospitalares; ambientes estes que estão em sua ocupação máxima devido a pandemia de Covid-19.

Entre os maiores riscos apresentados pela C.aurisestá sua alta resistência a vários medicamentos antifúngicos, certas cepas de C.auris são resistentes a todas as três principais classes de fármacos antifúngicos (azóis, polienos e equinocandinas). O fungo também pode causar infecção em corrente sanguínea e outras infecções invasivas, podendo ser fatal, principalmente em pacientes já debilitados, como ocorre com pacientes que permanecem longos períodos na UTI.

O fungo ainda apresenta alta resistência a desinfetantes hospitalares. Sua identificação em laboratório é difícil pois pode ser facilmente confundido com outros fungos como o Candidahaemulonii e Saccharomycescerevisiae.

Por esses motivos, a Anvisa publicou em nota um manual com orientações para contenção e prevenção da disseminação da Candida auris.

Destaca-se a desinfecção hospitalar como uma das principais formas de contenção do fungo, enfatizando a limpeza rigorosa de superfícies fixas e equipamentos compartilhados entre pacientes.

A GROW Química e Farmacêutica, sempre em busca dos melhores resultados para seus produtos, recebeu o laudo de eficácia comprovada contra o Candida auris para seus desinfetantes: PROACTION GERMI, PROACTION GERMI ULTRA e PROACTION OXI ULTRA.

Tanto o PROACTION GERMI quanto o PROACTION GERMI ULTRA possuem blend de Quaternário de 5ª Geração e PHMB (Biguanida) em suas soluções, mantendo assim a eficiência na desinfecção de superfícies fixas e artigos não-críticos; ambos seus tempos de contato são de 5 minutos.

O PROACTION OXI ULTRA é também indicado contra C.auris, sendo uma solução de Peróxido de Hidrogênio é ideal para limpeza e desinfecção pesada de ambientes hospitalares, incluindo pisos e superfícies em geral e artigos não críticos. O laudo garante a eliminação em tempo de contato de 1 minuto!

Com o laudo de eficácia, os produtos da GROW Química e Farmacêutica garantem a eficiência na eliminação do fungo, proteção do ambiente hospitalar e o mais importante, a saúde do paciente.