Por Celma Mota Ludwig

Segundo o “Manual de Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde”, publicado pela ANVISA, superfícies ambientais são apontadas como um grande reservatório de microrganismos nos serviços de saúde, incluindo MDR – Microrganismo Multirresistente. São considerados como fontes de disseminação, as superfícies e os equipamentos que entram e/ou estão em contato com o paciente.

Em locais onde há presença de matéria orgânica, torna-se necessária a utilização de outra categoria de produtos saneantes, que são os conhecidos desinfetantes.

Junto com a LIMPEZA CONCORRENTE e LIMPEZA TERMINAL, a DESINFECÇÃO das superfícies em serviços de saúde é indicada na presença de matéria orgânica visível ou microrganismos multirresistentes e em unidades de isolamento (quarto privativo ou coorte). A desinfecção de equipamentos é realizada com o uso de produto químico que tem ação destrutiva sobre as formas vegetativas dos microrganismos. Deve ser realizada sempre antes e após o uso do equipamento.

Nos últimos anos, estudos evidenciaram que as intervenções de limpeza e desinfecção ambiental podem reduzir a contaminação em superfícies. Baseado nas vias de disseminação destacam-se 4 importantes estratégias para a redução da transmissão de microrganismos:

  1. Limpeza terminal: melhorar a limpeza e desinfecção dos quartos de pacientes portadores de MDR após a alta e/ou transferência.

2. Reforçar a necessidade da limpeza e desinfecção de objetos e superfícies, principalmente as mais tocadas, contribui para reduzir o risco de contaminação das mãos dos profissionais de saúde que prestam assistência aos pacientes.

3. Desinfecção após cada uso dos equipamentos portáteis ou a utilização de equipamentos descartáveis em quartos privativos.

4. Melhorar a limpeza e desinfecção de todos os quartos/leitos e não apenas em quartos privativos: essa é uma conduta importante como forma de prevenir a disseminação, pois alguns pacientes podem ser identificados como colonizados/infectados tardiamente.

A GROW possui uma linha completa de produtos para higiene hospitalar que garantem limpeza e desinfecção de superfícies em única etapa, garantindo eficácia, segurança e produtividade às áreas hospitalares.