Por Celma Mota

Clostridium difficile é uma bactéria anaeróbia obrigatória, Gram-positiva que foi originalmente identificada como parte da flora de bebês saudáveis em 1935. Embora fosse um patógeno comensal, os pesquisadores observaram que poderia induzir doença em humanos e animais, provavelmente devido à produção de uma toxina específica, posteriormente nomeada como toxina A. Esse microrganismo é responsável por causar infecções de cólon (potencialmente fatal) principalmente em indivíduos idosos com disbiose de microbiota intestinal após a exposição aos antimicrobianos.

C. difficile é a principal causa de diarréia infecciosa associada à assistência em saúde. O ciclo de vida da bactéria é influenciado por agentes antimicrobianos, o sistema imune do hospedeiro, a microbiota do hospedeiro e seus metabolitos associados.

O grande desafio referente ao C. difficile se origina em sua capacidade de produção de esporos.

Para a desinfecção de superfícies contaminadas por C. difficile recomenda-se o uso de Hipoclorito de sódio (1.000 ppm – 5.000 ppm) por 10 a 30 minutos ou Peróxido de hidrogênio de formulação diferenciada (4.5%) por 10 minutos.

A GROW QUÍMICA E FARMACÊUTICA possui excelentes opções de formulações e ativos que garantem a desinfecção de superfícies e materiais médicos de forma segura e eficaz.

Informações retiradas do guia de ”Melhores Práticas de Higiene e Limpeza em Ambiente Hospitalar” editado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 2019